Submissions
Submission Preparation Checklist
As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
- Where available, URLs for the references have been provided.
- The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.
Author Guidelines
1. Ao submeter um manuscrito para avaliação na revista INTEGRA todos os autores devem ser cadastrados no sistema. O Autor responsável pela submissão deverá ser cadastrado como autor para correspondência e ficará responsável pelo trabalho perante a revista. Ao Preencher os metadados, além de nome completo, informar o e-mail, instituição de origem, titulação máxima e URL do Curriculum Lattes e/ou ID ORCID de todos os autores. Não serão aceitos para trâmite manuscritos onde o conjunto de autores seja formado somente por acadêmicos.
2. Os autores devem elaborar uma Carta de Apresentação breve com os seguintes itens: breve descrição da importância do trabalho; declaração de que o trabalho é original e não foi submetido para publicação a outras revistas; declaração de qualquer conflito de interesses entre os autores, contribuição de cada autor para a redação do manuscrito e execução do trabalho. Autores também devem indicar dois potenciais revisores para a revista, sendo necessários: nome completo, Instituição e e-mail. Um modelo de Carta de Apresentação pode ser acessado AQUI. Os autores são livres para editá-lo conforme a necessidade.
3. Os manuscritos devem conter os seguintes itens, de acordo com o tipo de publicação (Observar a Política de Seção para mais detalhes sobre os tipos de publicação):
- Artigos Originais: Título, Autores, Filiação dos autores (Instituição, endereço e-mail do autor para correspondência), Resumo, Palavras-Chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (Resultados e Discussão podem ser divididos em dois tópicos), Conclusões, Agradecimentos (Opcional), Referências.
- Artigos de Revisão: Título, Autores, Filiação dos autores (Instituição, endereço e e-mail do autor para correspondência), Resumo, Palavras-Chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Texto Principal (Com tópicos nomeados conforme preferência dos autores), Agradecimentos (Opcional), Referências.
- Notas Científicas: Título, Autores, Filiação dos autores (Instituição, endereço e e-mail do autor para correspondência), Resumo, Palavras-Chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Texto Principal (com introdução, metodologia e resultados e discussão em texto único, sem subdivisões), Agradecimentos (Opcional), Referências.
- Estudo de Caso: Idem a Notas Científicas.
4. Em relação ao trabalho a ser submetido:
a) O manuscrito pode ser editado em português, inglês ou espanhol. Manuscritos editados em português devem possuir título e resumo (Abstract) em inglês. Manuscritos editados em inglês ou espanhol devem possuir resumo e título em português. Para facilitar a adequação dos trabalhos as normas da revista pelos autores e o processo de editoração após o aceite dos manuscritos, recomenda-se que o manuscrito seja editado utilizando o MODELO DE ARTIGO.
b) O título deve ser claro, conciso e breve, informando o conteúdo do trabalho. Não deve conter fórmulas, símbolos e abreviações (exceto condições estritamente necessárias). Deve ser centralizado, em negrito, deve utilizar somente a primeira letra maiúscula e não possui ponto final.
c) Serão aceitos para tramitação trabalhos com no máximo 5 (cinco autores). Não será admitida a inclusão de autores após a o aceite do trabalho. Trabalhos com mais de 5 autores devem apresentar justificativa a ser inserida nos “Comentários ao Editor” via sistema de submissão.
d) Para o resumo sugere-se máximo de 250 palavras. Os autores devem informar de 3 a 6 palavras-chave para o manuscrito.
e) O manuscrito deverá ser editado em folha com tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5, parágrafo com recuo de 1,25 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado, margens superior e esquerda com 3,0 cm e inferior e direita com 2,0 cm.
f) Deverá ser inseria numeração sequencial de linhas e páginas.
g) Padronizar o trabalho utilizando códigos de nomenclatura reconhecidos internacionalmente, para unidades adotar abreviaturas do sistema internacional (SI). Abreviações não convencionais devem ser redigidas por extenso em sua primeira menção no texto.
h) Artigos Originais devem apresentar máximo de 15 páginas, Artigos de revisão 20 páginas, Notas Técnicas e Estudos de Caso, máximo de 10 páginas, incluindo Tabelas, Figuras e Ilustrações.
i) Deixar uma linha em branco entre o final do texto e o início de novos tópicos no texto e antes e depois de Figuras, Tabelas e outros elementos.
j) Desenhos, Gráficos, Ilustrações, fotografias e demais elementos serão denominados Figuras e terão ordenação em números arábicos. Tabelas e Figuras devem ser inseridas diretamente no texto na devida sequência. As Figuras devem apresentar boa resolução (300 dpi) e não devem exceder 1 lauda.
k) Tabelas e figuras devem ser inseridas imediatamente abaixo de seu título. O título será precedido da palavra Tabela (ou Figura) e seu número correspondente, em negrito, seguida por ponto final (Exemplo: Figura 3. Fluxograma de atividades proposto pela pesquisa.). O título deve ser redigido em letras minúsculas, exceto pela primeira letra, em espaçamento simples, sem parágrafo, justificados, em fonte 10 pt. No corpo da tabela as letras utilizadas podem variar de 8 a 10, dependendo da necessidade. Abaixo de figuras e tabelas poderão constar notas em fonte tamanho 9.
l) Evitar neologismos e adoção de figuras de linguagens inadequados à comunicação científica.
m) As citações de autores, no texto deverão ser feitas, seguidas pelo ano de publicação, conforme exemplo:
Os dados observados corroboram com os resultados de Santos e Silva (2015) e Marcondes et al. (2020) e os valores são adequados para a variável analisada (MORIS et al., 2015; CARDOSO e BORRATO, 2016).
n) Evitar a citação de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. É aconselhável que pelo menos 75% das citações sejam provenientes de artigos de periódicos científicos e que 50% das referências sejam dos últimos 5 anos e 70% dos últimos 10 anos. Não são aceitas citações de trabalhos de conclusão de curso, relatórios de estágio, monografias de especialização e similares. Citações de Teses, Dissertações e artigos de congresso serão aceitos somente dos últimos 3 anos.
o) As referências devem ser ordenadas em ordem alfabética, pelo sobrenome do primeiro autor, seguido pela letra inicial do sobrenome. Utilizar espaçamento entre linhas simples para as referências. Deve ser inserida uma linha em branco entre as referências(enter). Para elaboração das referências seguir os exemplos abaixo. Para os casos não contemplados nos exemplos, se deve utilizar referências conforme a norma ABNT corrente. Sempre que disponível, indicar URL para o documento da referência.
- Citação de Artigo (para mais de 3 (três) autores, inserir o primeiro autor seguido por “et al.”):
ALKHALIL, A.; SAHANDI, R.; JOHN, D. An exploration of the determinants for decision to migrate existing resources to cloud computing using an integrated TOE-DOI model. Journal of Cloud Computing, v. 6, n. 1, p. 1-20, 2017. https://doi.org/10.1186/s13677-016-0072-x.
- Citação de livro:
CORREA, C. N.; SANTOS, C. N. Terapia familiar. 2 ed. São Paulo: Artes Médicas, 1987, 355p.
- Citação de capítulo de livro:
CARVALHO, S. P.; ZAWADNEAK, M. A. C.; ANDRADE, P. F. S.; ZANDONÁ, J. C. O cultivo do morangueiro no Brasil. In: ZAWADNEAK, M. A. C.; SCHUBER, J. M.; MÓGOR, A. F. (Ed.). Como produzir morangos. Curitiba: UTFPR, 2014. 15-68 p.
- Citação de teses e dissertações:
ABREU, E. R. Avaliação das características do concreto produzido com a cinza do bagaço da cana-de-açúcar em substituição parcial do cimento Portland e sua viabilidade econômica. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Universidade Católica de Pernambuco, Recife. http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1382.
5. Não há cobrança de taxas para submissão ou publicação de trabalhos.
6. Após o aceite final do manuscrito, ele será enviado para o processo de editoração, concluida está etapa o manuscrito será incluido na fila de publicação.
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.