Sobre a Revista

Foco e Escopo

A INTEGRA é uma publicação científica, em formato eletrônico, publicada pelo Centro Universitário Mater Dei (UNIMATER). A revista possui enfoque multidisciplinar, abordando as áreas de Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharia Civil e de Produção, Arquitetura e Urbanismo, Administração e Ciências Contábeis, Direito, Ciência da Computação, Psicologia, Biomedicina e Farmácia. . Podem ser submetidos manuscritos de abrangência nacional e internacional.

A Revista tem por objetivo a divulgação e disseminação de resultados de pesquisas, conhecimentos acadêmicos e científicos relevantes e inovadores, visando contribuir com a promoção e desenvolvimento científico e tecnológico.

Política de Seção

A revista publica trabalhos dentro das sessões:

- Artigos Originais: Artigos relevantes e originais, que compreendem estudos teóricos e/ou práticos referentes a pesquisa e desenvolvimento, que alcançaram resultados conclusivos e que estão dentro das linhas de publicação da revista. Publicações indexadas e avaliadas por pares.

- Notas Científicas: Notas Científicas (ou Comunicações Breves) de resultados preliminares de pesquisa de grande relevância ou inovações metodológicas que se enquadram nas linhas de publicação. Publicação limitada ao máximo de 1 nota técnica por número da revista. Publicações indexadas e avaliadas por pares.

- Artigos de Revisão: Revisões de literatura sobre tema específico e relevante, que tragam avaliação crítica e objetiva do estado da arte e discussão para avanços de conhecimento no assunto. Publicação limitada a no máximo 1 artigo de revisão por número. Publicações indexadas e revisadas por pares.

- Relatos de Caso: Relato de observações inéditas, pouco frequentes, diferentes ou raramente observadas e que se enquadram nas áreas de escopo na revista.

 

Periodicidade

Quadrimestral (três números anuais), em sistema de fluxo contínuo. Deste modo, a edição é publicada e os artigos são inseridos de forma contínua ao sumário até o fechamento do volume.

 

Política de Avaliação

O manuscrito submetido a revista é primeiramente avaliado por um Editor em relação a normatização e adequação ao escopo da revista, e a depender da qualidade geral do trabalho, este pode ser rejeitado nesta etapa, ou devolvido aos autores para ajustes, ou seguir para a revisão Ad Hoc por pares as cegas.

Na revisão Ad Hoc o manuscrito será encaminhado a no mínimo dois revisores com conhecimento relevante na área de pesquisa e será avaliado quanto a mérito científico, metodologia utilizada, qualidade dos resultados, redação clara e objetiva, autenticidade das informações apresentadas, respeito a direitos autorias, adequação e qualidade das citações.

O processo de avaliação por pares é anônimo. Nomes de instituições dos autores e revisores são mentidos em sigilo durante todo o processo editorial. Assim, é de responsabilidade dos autores a remoção de qualquer identificação no conteúdo do manuscrito submetido. Na possibilidade de identificação de autoria, os editores solicitarão modificações aos autores.

Havendo discordância de opinião entre os avaliadores, o trabalho poderá ser submetido a nova rodada de avaliações. A avaliação pelos revisores será realizada conforme Instruções aos revisores. Os Editores são responsáveis pela decisão final sobre o manuscrito. Após o término do processo de avaliação os autores serão informados sobre a decisão editorial (Correções obrigatórias, Rejeitado ou Aprovado).

Após verificação dos ajustes necessários pelos revisores e editor, o trabalho passa para a etapa de edição, com adequação as normas e layout adotado pela revista e a editoração da versão final do documento. A conclusão do processo de edição não garante a publicação imediata do trabalho. Está decisão é atribuição dos editores, que de acordo com as políticas editoriais, determinam o momento adequado de realizar a publicação do trabalho.

Política de Ética

A revista possui política de ética e antiplágio com base em normas e recomendações nacionais e internacionais.

A prevenção de plágio e autoplágio é realizada por meio de declaração de originalidade e ineditismo assinada pelo(s) autor(es). Em relação ao uso de imagens, no momento da submissão os autores atestam que possuem os direitos autorais ou autorização para o uso das mesmas.

A submissão do manuscrito pelos autores a revista, pressupõe que o mesmo conteúdo não foi submetido ou está em análise para publicação em qualquer outro veículo de divulgação. A responsabilidade sobre o conteúdo é inteiramente do(s) autor(es), que são obrigados a informar e fornecer alterações e correções a seus manuscritos caso se façam necessárias.

A Revista INTEGRA atua dentro dos padrões de ética e boas práticas de publicação internacionais, seguindo as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics - https://publicationethics.org/core-practices). Recomenda-se aos autores e revisores o atendimento de seus requisitos, no que trata de suas atribuições.

Os manuscritos publicados na INTEGRA estão sujeitos a retração quando:

- Existir evidência clara de que os resultados publicados no manuscrito não são verdadeiros, tanto por má conduta científica como por erros/falhas não intencionais;

- Os resultados já foram publicados anteriormente sem citação/referência, permissão ou justificativa adequada;

- For identificado plágio;

- Compreender pesquisar que não atendam aos princípios éticos.

O processo de revisão por pares é fundamental para assegurar a integridade de uma publicação científica e se pressupõe a verdade, ética e responsabilidade de todos os envolvidos. Aspectos adicionais sobre questões éticas mínimas de autores e revisores estão presentes nas Condições para Submissão e Instruções aos revisores.

A revista se reserva ao direito de não publicar manuscritos que ofendam ou hostilizem qualquer posicionamento ideológico, de gênero, étnico-racial, cultura ou ambiental

Política de Acesso Livre

A INTEGRA oferece acesso livre, imediato e irrestrito ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público e proporcionar maior democratização do conhecimento.

Política de Direito Autoral

Os autores que publicam trabalhos na INTEGRA concordam com os termos:

- Os autores mantêm os direitos autorais e outorgam à revista o direito da primeira publicação. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC 4.0), permitindo o compartilhamento do manuscrito com reconhecimento da autoria de publicação na presente revista.

- As opiniões emitidas pelos autores dos manuscritos são de sua inteira responsabilidade.

- Os autores são autorizados e estimulados a distribuir seu trabalho online (em repositórios institucionais, paginais pessoais ou portais de compartilhamento de conteúdo) já nas etapas de edição, visto que isso pode gerar alterações produtivas, além de incrementar a citação do trabalho e melhorar seu impacto.

Idioma

A revista publica trabalhos nos idiomas português e inglês e espanhol. No entanto, a revista incentiva a publicação dos trabalhos em inglês. Trabalhos submetidos em português devem apresentar "Abstract" em inglês. Trabalhos submetidos em espanhol ou ingles devem apresentar "Resumo" em português.