Instruções aos revisores

A revisão por pares as cegas é um mecanismo importante para garantir a integridade e qualidade do registro acadêmico. O processo é baseado na confiança e necessita que todos envolvidos se comportem com profissionalismo, responsabilidade e ética. A Revista INTEGRA está apoiada nas orientações do Committee on Publication Ethics – COPE (https://publicationethics.org/node/19886), estabelecendo os princípios e padrões básicos que os revisores devem adotar durante o procedimento de revisão por pares de um manuscrito científico.

As principais informações e deveres dos revisores são apresentados abaixo:

- Ao ser convidado para atuar como revisor, aceite apenar se têm a experiência necessária para avaliar o manuscrito e se é possível ser imparcial em sua avaliação do manuscrito.

- A revista INTEGRA adota revisão por pares as cegas, desse modo revisores e autores não possuem informações sobre suas identidades. Para garantir a efetividade do processo, solicitamos aos revisores que façam seus comentários no texto sem que o nome e/ou instituição possam ser identificados. Se suspeitar da identificação dos autores, informe a revista se esta informação leva a qualquer conflito de interesse. É fundamental a isenção das considerações dos revisores sobre a nacionalidade, crenças religiosas, opinião política, gênero e quaisquer outras características dos autores, local de origem no manuscrito ou questões econômicas/comerciais.

- Informar aos editores caso ocorra conflito de interesse ou interesses concorrentes do revisor ao manuscrito e recusar a participação como revisor do manuscrito.

- Responder ao convite de revisão dentro do prazo informado, mesmo que não possa realizar a revisão. Caso se sinta apto a revisar o manuscrito, você deve aceitar o convite somente se puder devolver uma avaliação dentro do prazo proposto. Informe imediatamente os editores caso ocorram mudanças em suas circunstâncias e você não puder cumprir o prazo original ou se precisa de prazo maior.

- Fornecer revisão criteriosa, justa, construtiva e informativa do manuscrito avaliado. Determinar o mérito científico, originalidade e escopo do manuscrito, indicando maneiras de aperfeiçoá-lo e recomendar aprovação, correções necessárias ou rejeição do trabalho.

- Ao solicitar correções em um manuscrito, o revisor pode pedir para revê-lo após as correções dos autores e isto é considerado louvável pelo Conselho Editorial.

- Ao aceitar revisar um manuscrito da revista, você aceita em manter a confidencialidade do conteúdo do manuscrito, também concorda em não repassar outras pessoas no processo de revisão. Caso considere necessário, os editores devem ser consultados.

- Caso encontre qualquer irregularidade em relação à ética com a pesquisa e publicação, informe a revista. Ao suspeitar de questões áticas, contate os editores da revista e não busque investigar por si só. É adequado cooperar, em sigilo, com a revista para verificar qualquer suspeita de infrações éticas.

- O revisor possui um papel fundamental para o processo editorial e sua contribuição é inestimável, e, como editores buscamos reconhecer estes esforços dos revisores. As formas que os revisores são reconhecidos pela revista incluem a inclusão do nome dos revisores na lista anual de revisores e a obtenção de carta de agradecimento do editor da revista (carta fornecida aos revisores que precisem de comprovação de sua atuação como revisores junto a revista).