Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • As informações e/ou dados do manuscrito foram obtidos de forma ética e responsável, os métodos são descritos de forma clara e não ambígua, visando permitir a confirmação dos resultados por outros pesquisadores.
  • Os autores responsabilizam-se integralmente pela autoria do manuscrito e pelos direitos autorais de imagens e fotos incluídos no trabalho. Quando necessário os autores devem providenciar autorização legal para uso de imagens de terceiros. É responsabilidade dos autores verificar a legalidade dos documentos e manter os originais destes para apresentar caso sejam necessários.
  • DOI ou URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto segue os padrões de estilo bibliográfico descritos nas Diretrizes para Autores. As figuras, tabelas e ilustrações estão inseridas no decorrer do texto e não ao final do documento. O texto utiliza fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, espaçamento entre linhas 1,2, sem espaçamento adicional antes e após os parágrafos. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
  • As submissões são avaliadas por pares as cegas, para garantir esta etapa, as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação por pares as cegas foram seguidas.
  • A Carta de Apresentação possui todas as informações necessárias (originalidade, conflito de interesses, contribuição dos autores ao trabalho), conforme as orientações e modelo indicados nas Diretrizes para autores.
  • A submissão possui ao menos três documentos: manuscrito sem identificação dos autores (documento principal), manuscrito com identificação dos autores (documento suplementar) e carta de apresentação (documento suplementar).
  • Inclui aprovação de Comitê de Ética relativo a estudos com seres humanos, animais ou estudos organismos geneticamente modificados (conforme legislação vigente).Os autores devem incluir na carta de apresentação, sob sua inteira responsabilidade, declaração de que o trabalho possui autorização de Comissão de Ética e/ou Biossegurança e/ou Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Os autores se comprometem em comunicar imediatamente os editores da revista caso verifiquem qualquer erro no trabalho submetido, aceito ou publicado, contribuindo para a elaboração de erratas ou retratação quando necessário.

Diretrizes para Autores

1. Ao submeter um manuscrito para avaliação na revista INTEGRA todos os autores devem ser cadastrados no sistema. O Autor responsável pela submissão deverá ser cadastrado como autor para correspondência e ficará responsável pelo trabalho perante a revista. Ao Preencher os metadados, além de nome completo, informar o e-mail, instituição de origem, titulação máxima e URL do Curriculum Lattes e/ou ID ORCID de todos os autores. Não serão aceitos para trâmite manuscritos onde o conjunto de autores seja formado somente por acadêmicos.

2. Os autores devem elaborar uma Carta de Apresentação breve com os seguintes itens: breve descrição da importância do trabalho; declaração de que o trabalho é original e não foi submetido para publicação a outras revistas; declaração de qualquer conflito de interesses entre os autores, contribuição de cada autor para a redação do manuscrito e execução do trabalho. Autores também devem indicar dois potenciais revisores para a revista, sendo necessários: nome completo, Instituição e e-mail. Um modelo de Carta de Apresentação pode ser acessado AQUI. Os autores são livres para editá-lo conforme a necessidade.

3. Os manuscritos devem conter os seguintes itens, de acordo com o tipo de publicação (Observar a Política de Seção para mais detalhes sobre os tipos de publicação):

- Artigos Originais: Título, Autores, Filiação dos autores (Instituição, endereço e-mail do autor para correspondência), Resumo, Palavras-Chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (Resultados e Discussão podem ser divididos em dois tópicos), Conclusões, Agradecimentos (Opcional), Referências.

- Artigos de Revisão: Título, Autores, Filiação dos autores (Instituição, endereço e e-mail do autor para correspondência), Resumo, Palavras-Chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Introdução, Texto Principal (Com tópicos nomeados conforme preferência dos autores), Agradecimentos (Opcional), Referências.

- Notas Científicas: Título, Autores, Filiação dos autores (Instituição, endereço e e-mail do autor para correspondência), Resumo, Palavras-Chave, Título em inglês, Abstract, Keywords, Texto Principal (com introdução, metodologia e resultados e discussão em texto único, sem subdivisões), Agradecimentos (Opcional), Referências.

- Estudo de Caso: Idem a Notas Científicas.

4. Em relação ao trabalho a ser submetido:

a) O manuscrito pode ser editado em português, inglês ou espanhol. Manuscritos editados em português devem possuir título e resumo (Abstract) em inglês. Manuscritos editados em inglês ou espanhol devem possuir resumo e título em português. Para facilitar a adequação dos trabalhos as normas da revista pelos autores e o processo de editoração após o aceite dos manuscritos, recomenda-se que o manuscrito seja editado utilizando o MODELO DE ARTIGO.

b) O título deve ser claro, conciso e breve, informando o conteúdo do trabalho. Não deve conter fórmulas, símbolos e abreviações (exceto condições estritamente necessárias). Deve ser centralizado, em negrito, deve utilizar somente a primeira letra maiúscula e não possui ponto final.

c) Serão aceitos para tramitação trabalhos com no máximo 5 (cinco autores). Não será admitida a inclusão de autores após a o aceite do trabalho. Trabalhos com mais de 5 autores devem apresentar justificativa a ser inserida nos “Comentários ao Editor” via sistema de submissão.

d) Para o resumo sugere-se máximo de 250 palavras. Os autores devem informar de 3 a 6 palavras-chave para o manuscrito.

e) O manuscrito deverá ser editado em folha com tamanho A4, com espaçamento entre linhas de 1,5, parágrafo com recuo de 1,25 cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, parágrafo justificado, margens superior e esquerda com 3,0 cm e inferior e direita com 2,0 cm.

f) Deverá ser inseria numeração sequencial de linhas e páginas.

g) Padronizar o trabalho utilizando códigos de nomenclatura reconhecidos internacionalmente, para unidades adotar abreviaturas do sistema internacional (SI). Abreviações não convencionais devem ser redigidas por extenso em sua primeira menção no texto.

h) Artigos Originais devem apresentar máximo de 15 páginas, Artigos de revisão 20 páginas, Notas Técnicas e Estudos de Caso, máximo de 10 páginas, incluindo Tabelas, Figuras e Ilustrações.

i) Deixar uma linha em branco entre o final do texto e o início de novos tópicos no texto e antes e depois de Figuras, Tabelas e outros elementos.

j) Desenhos, Gráficos, Ilustrações, fotografias e demais elementos serão denominados Figuras e terão ordenação em números arábicos. Tabelas e Figuras devem ser inseridas diretamente no texto na devida sequência. As Figuras devem apresentar boa resolução (300 dpi) e não devem exceder 1 lauda.

k) Tabelas e figuras devem ser inseridas imediatamente abaixo de seu título. O título será precedido da palavra Tabela (ou Figura) e seu número correspondente, em negrito, seguida por ponto final (Exemplo: Figura 3. Fluxograma de atividades proposto pela pesquisa.). O título deve ser redigido em letras minúsculas, exceto pela primeira letra, em espaçamento simples, sem parágrafo, justificados, em fonte 10 pt. No corpo da tabela as letras utilizadas podem variar de 8 a 10, dependendo da necessidade. Abaixo de figuras e tabelas poderão constar notas em fonte tamanho 9.

l) Evitar neologismos e adoção de figuras de linguagens inadequados à comunicação científica.

m) As citações de autores, no texto deverão ser feitas, seguidas pelo ano de publicação, conforme exemplo:

Os dados observados corroboram com os resultados de Santos e Silva (2015) e Marcondes et al. (2020) e os valores são adequados para a variável analisada (MORIS et al., 2015; CARDOSO e BORRATO, 2016).

n) Evitar a citação de resumos, trabalhos não publicados e comunicação pessoal. É aconselhável que pelo menos 75% das citações sejam provenientes de artigos de periódicos científicos e que 50% das referências sejam dos últimos 5 anos e 70% dos últimos 10 anos. Não são aceitas citações de trabalhos de conclusão de curso, relatórios de estágio, monografias de especialização e similares. Citações de Teses, Dissertações e artigos de congresso serão aceitos somente dos últimos 3 anos.

o) As referências devem ser ordenadas em ordem alfabética, pelo sobrenome do primeiro autor, seguido pela letra inicial do sobrenome. Utilizar espaçamento entre linhas simples para as referências. Deve ser inserida uma linha em branco entre as referências(enter). Para elaboração das referências seguir os exemplos abaixo. Para os casos não contemplados nos exemplos, se deve utilizar referências conforme a norma ABNT corrente. Sempre que disponível, indicar URL para o documento da referência.

- Citação de Artigo (para mais de 3 (três) autores, inserir o primeiro autor seguido por “et al.”):

ALKHALIL, A.; SAHANDI, R.; JOHN, D. An exploration of the determinants for decision to migrate existing resources to cloud computing using an integrated TOE-DOI model. Journal of Cloud Computing, v. 6, n. 1, p. 1-20, 2017. https://doi.org/10.1186/s13677-016-0072-x.

- Citação de livro:

CORREA, C. N.; SANTOS, C. N. Terapia familiar. 2 ed. São Paulo: Artes Médicas, 1987, 355p.

- Citação de capítulo de livro:

CARVALHO, S. P.; ZAWADNEAK, M. A. C.; ANDRADE, P. F. S.; ZANDONÁ, J. C. O cultivo do morangueiro no Brasil. In: ZAWADNEAK, M. A. C.; SCHUBER, J. M.; MÓGOR, A. F. (Ed.). Como produzir morangos. Curitiba: UTFPR, 2014.  15-68 p. 

- Citação de teses e dissertações:

ABREU, E. R. Avaliação das características do concreto produzido com a cinza do bagaço da cana-de-açúcar em substituição parcial do cimento Portland e sua viabilidade econômica. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - Universidade Católica de Pernambuco, Recife. http://tede2.unicap.br:8080/handle/tede/1382.

5. Não há cobrança de taxas para submissão ou publicação de trabalhos.

6. Após o aceite final do manuscrito, ele será enviado para o processo de editoração, concluida está etapa o manuscrito será incluido na fila de publicação.

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